segunda-feira, 5 de julho de 2010

ACNUC - 2010


Tendo como mote "Onde os rios se encontram", realizou-se no fim-de-semana de 19 e 20 de Junho, na "Quinta das Vendas", em Tabuado, no Marco de Canavezes, o primeiro acampamento do que entendeu designar-se por "Núcleo dos Rios", que engloba os grupos 203 de Paço de Sousa, 233 de Baião e 237 de Marco de Canavezes.
Estes Grupos da AEP, dentro da Região Norte e Centro, estão geográficamente muito próximos e todos eles têm a banhar os concelhos de que fazem parte, o rio Douro, que por sua vez recebe as águas do rio Tâmega, que não passa despercebido a quem visita o Marco de Canavezes, bem como do rio Sousa, que dá nome à terra onde o grupo 203 tem a sua sede.
Foi um Acampamento muito animado, que contou com a participação de mais de uma centena de participantes, que alegremente partilharam as suas experiências dentro do Movimento Escotista.

2 comentários:

Região Norte e Centro disse...

ACNUC:
No primeiro dia, na cerimónia de abertura, tivemos a simpática visita dos senhores Presidente e Vice-presidente da Câmara Municipal do Marco de Canavezes, que apoiou a iniciativa e igualmente da senhora Presidente da Freguesia de Tabuado, que generosamente tem cedido parte das instalações da Junta, ao Grupo 237 e bem assim do senhor Presidente da Freguesia vizinha, de Várzea de Ovelha, que também nos honrou com a sua presença.
Depois do içar da bandeira Nacional, das bandeiras dos três Grupos, do Município do Marco de Canavezes e do Bureau Mundial do Escotismo, partimos em direcção á praia fluvial do rio Ovelha, onde os elementos dos Grupos participantes passaram uma tarde inesquecível e super divertida, graças aos animados jogos aquáticos apresentados pela equipa de animação e actividades.
Á noite, com a presença de dezenas de pais, realizou-se o tradicional Fogo de Conselho, animado pelas patrulhas mistas, compostas por elementos dos três Grupos, que foram criadas com o objectivo de promover o conhecimento mútuo entre os Escoteiros participantes.
No dia seguinte, logo pela manhã, uma coluna de cerca de uma centena de Escoteiros, entrou alegremente e atravessou a cidade do Marco de Canavezes, com destino á Igreja local, da autoria do ilustre arquitecto Siza Vieira, onde os elementos Católico – Romanos assistiram á missa dominical.
No regresso ao acampamento, esperava-nos um delicioso arroz de forno, oferecido pelas mães dos Escoteiros do Grupo 237 do Marco de Canavezes e a seguir ao almoço ainda houve tempo para uma acção de formação e sensibilização, na área do socorrismo de campo, por elementos da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa do Marco de Canavezes.
Finalmente chegava a altura de desmontar o acampamento e de entregar a cada um dos Grupos participantes, na formatura de despedida, uma recordação criada pelo “escultor escotista” Augusto Martins, do Grupo 203 de Paço de Sousa.
Com as últimas “canhotas” e os abraços emocionados, ficou no ar a promessa de nos voltarmos a reunir, muito em breve, mas durante mais dias (houve quem falasse num acampamento de 15 dias !!) e o desejo que todos os Grupos da Região, do Minho ao Mondego, muito em breve, se reúnam num Fogo de Conselho do primeiro acampamento Regional.

Chefe Nuno disse...

Estou convencido que os "Grupos Douro" ainda este ano civil vão fazer algo muito parecido. Vão "meter" é menos água.
Saudações Escotistas!